
A gente sabe de cor e salteado que a alimentação para corredores é sempre um capítulo à parte quando a assunto é treino e performance.
Mas nem todos os praticantes da corrida de rua conseguem colocar em prática com facilidade as recomendações dos nutricionistas esportivos e cometem enganos básicos na sua alimentação diária. Relacionamos abaixo os principais erros para você evitá-los agora mesmo!
4 erros principais na alimentação para corredores

1 – Qualidade alimentar dos carboidratos

“Se eu corro, eu posso comer qualquer carboidrato, a qualquer hora”. Esse pode ser considerado um dos maiores enganos alimentares dos corredores.
Atenção: os carboidratos são importantes fontes de energia para o corpo, mas é importante investir em carboidratos mais complexos como os tubérculos (batatas ou mandioquinha) ao invés de uma massa ou um pão francês.
2 – Identificação dos alimentos X macronutrientes

Muitas vezes o corredor não sabe identificar quando um alimento é fonte de proteína, ou quando é um carboidrato. Exemplo: o feijão, que uma importante fonte de proteína, é confundido com um carboidrato.
3 – Resistência em comer vegetais

Muitos corredores têm dificuldade em variar a qualidade de vegetais e se limitam a comer alface e tomate. Os nutrientes vindos de diferentes vegetais atuam principalmente na recuperação muscular pós-corrida ou depois de sessões de fortalecimento.
4 – Beber pouca água

Parece óbvio, mas muitos corredores não bebem água como deveriam. Muitos bebem antes e depois da corrida, mas não investem na hidratação durante o exercício, muito menos durante todo o dia. Lembre-se: não adianta só hidratar o corpo minutos antes de uma corrida.
E aí, você já cometeu ou comete alguns desses erros na sua alimentação?
Aproveite para rever as suas escolhas diárias e buscar uma nutrição equilibrada e chegar ao seu melhor desempenho na corrida.
Bons treinos!
Colaboração:

Jacqueline Moniz
Nutricionista Esportiva e Coach
www.movimentenutri.com.br