fbpx

5 dúvidas sobre o trabalho de uma Assessoria Esportiva

Trabalho de uma Assessoria Esportiva: Floripa Runners, de Florianópolis (SC).
(Crédito: Divulgação)

Você conhece o trabalho de uma Assessoria Esportiva?

Talvez você não conheça pelo nome, mas com certeza já viu algum grupo de corredores uniformizados sob tendas montadas durante as principais corridas do Brasil.

São as chamadas Assessorias Esportivas, grupos de treinamento de corredores amadores que crescem na mesma velocidade em que surgem novos interessados no esporte.

O trabalho dessas equipes é fácil de entender. Em geral, são grupos coordenados por profissionais de Educação Física que promovem treinos coletivos de corrida ao ar livre, principalmente em clubes, parques e praias.

Os treinos costumam acontecer em dias alternados de 3 a 4 vezes por semana e o aluno paga uma mensalidade fixa.

Grande parte desses grupos é dirigido por profissionais especializados em corrida de rua (muitos pós-graduados/mestres na área).

Reunimos a seguir as principais dúvidas sobre o trabalho desse importante ator do mundo das corridas.

5 dúvidas principais sobre o trabalho de uma Assessoria Esportiva

Trabalho de uma assessoria esportiva: algumas delas organiza até corridas internacionais
Trabalho de uma assessoria esportiva: algumas delas organiza até corridas internacionais (Crédito:  Quino Al)

1 – Treinar com uma Assessoria é só para corredores avançados?

Não. As assessorias esportivas costumam reunir corredores de diferentes níveis: desde os iniciantes até os maratonistas mais experientes. Essa diversidade costuma ser bem interessante, pois a troca de experiências motiva o equipe.

2 – Treinar com uma Assessoria é muito caro?

Falar de preço é sempre um tema delicado, mas como em qualquer mercado, há serviços mais caros e outros mais em conta. Vai depender do seu bolso, do local e das comodidades que a assessoria pode oferecer.

Algumas delas tem uma mensalidade mais cara por oferecer frutas, massagem, desconto em corridas e viagens etc. Fique tranquil@. É possível buscar por um serviço com preço justo, bem próximo ao valor médio de uma academia.

3 – Em uma assessoria esportiva vou ter uma planilha de treino personalizada?

Com certeza. Apesar de os treinos serem realizados em grupo, as assessorias esportivas montam planilhas de treinos individualizadas, de acordo com seu nível e objetivo no esporte, garantindo uma evolução com segurança e consistência.

Claro que você não correrá  no mesmo ritmo dos veteranos, mas a convivência com os mais experientes traz muito aprendizado e motivação. 

4 – Treinos de assessoria esportiva também incluem sessões de fortalecimento?

Em parte, sim. Durante a preparação para as provas durante o ano, as assessorias esportivas costumam planejar alguns treinos de fortalecimento, circuitos funcionais e exercícios educativos (treinos para melhorar as técnicas de corrida: postura, ritmo e movimentação correta de braços e pernas).

Mas, lembre-se! Os treinos de musculação deverão ser complementados em dias alternados para garantir o fortalecimento de grupos musculares específicos.

5 – Será que encontro uma assessoria com horário e local flexíveis?

Provavelmente sim. As assessorias esportivas costumam oferecer treinos nos principais horários (bem cedo ou à noite e finais de semana), e em pelo menos dois lugares diferentes, geralmente em pontos tradicionais de corridas como os parques, praias, universidades, praças e próximo a estádios de futebol.

Tudo para que o alun@ conquiste a frequência ideal de treino para ir evoluindo a cada semana.


E aí? Continua com dúvidas sobre o trabalho de uma Assessoria Esportiva? Caso esse post não tenha respondido, deixe sua dúvida nos comentários que a gente responde!

Conheça também como funciona um treino de corrida on-line!

Busque uma assessoria mais perto de você!

Bons Treinos!

Related Stories

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Stay on op - Ge the daily news in your inbox

X