Treinamento de corrida online: saiba como funciona um treino a distância

Conheça um formato de treinamento que usa as tecnologias para aproximar corredores e treinadores.
Treinamento de corrida online: redes sociais, aplicativos e mensagens instantâneas.

Compartilhe!

Será que um treinamento de corrida online realmente funciona?

A gente faz quase tudo pela Internet hoje, né? Estuda, paga contas, pede taxi e comida, paquera etc. 

Durante a pandemia, quando a tecnologia entrou de vez na vida das pessoas e muitos aplicativos para exercícios em casa ajudaram milhares de pessoas a saírem do sedentarismo.

Mesmo antes da covid-19, corredores e corredoras já usavam a tecnologia nos seus treinos por meio aplicativos de corrida, como o Strava, Nike+ Running, e RunKeeper. 

Muitos até já contavam com o auxílio de treinadores a distância em muitas assessorias esportivas. 

Mas a dúvida sempre persiste. Será que é possível evoluir na corrida sem ter um profissional te acompanhando presencialmente?

A resposta é SIM. E está cada vez mais popular o serviço de treinamento de corrida online oferecido por assessorias esportivas de todo o Brasil.

Entenda como funciona um treinamento de corrida online

Imagem de um celular trazendo dados estatísticos na tela. Corredores segura o aparelho que está conectado a um fone de ouvido.
Interfaces digitais facilitam a comunicação entre corredores e treinadores no treinamento de corrida online.

1 - Histórico e objetivos do corredor

Fica difícil planejar um treino de corrida que vá ser eficiente e traga resultados sem conhecer o dia a dia do atleta: alimentação, sono, nível de estresse, rotina no trabalho.

Inicialmente, um papo mais demorado entre corredor e treinador costuma acontecer por áudios do WhatsApp ou uma chamada de vídeo.

A partir desse histórico, treinador e atleta também traçam as etapas e metas a partir de um objetivo bem definido: começar a correr, correr os primeiros 10K, fazer uma meia maratona ou terminar os 42.195 Km de uma maratona.

Não adianta.  O treinamento, seja presencial ou a distância, precisa ser realmente personalizado.

Independentemente da vida que cada atleta amador leva, o desafio do treinador online é garantir que o treino seja cumprido.

Para isso, esse treinamento precisa ter flexibilidade para serem feitas modificações necessárias de acordo os imprevistos da rotina do atleta.

Em geral, cada ciclo de treino tem cerca de 4 semanas e o treinador inclui a programação diretamente em um aplicativo para celular especializado para a modalidade.

Programar os primeiros treinos é mais trabalhoso. Depois é só ir adequando, de acordo com desempenho e novos objetivos do atleta.

2 - Redes Sociais, aplicativos e WhatsApp

Imagem de uma pessoa segurando celular abrindo o YouTube.
Treinamento de corrida online: tecnologias aproximam treinador e atleta amador.

A comunicação entre treinador e atleta é a chave para o sucesso de um treinamento de corrida online.

As assessorias costumam disponibilizar para o corredor um acesso exclusivo a um aplicativo para celulares. Há empresas especializadas nessas interfaces para treinos a distância, como a SisRun e a Treinus.

Lá ficam não só os treinos da semana, mas também vídeos, frases motivacionais e toda a interação entre corredores e treinadores.

No dia a dia, o treinador também fica disponível para tirar possíveis dúvidas e dar orientações por meio de aplicativos de mensagens instantâneas como o WhatsApp.

Há programas de treinamento de corrida online que também cria grupos de discussão exclusivos em plataformas de redes sociais como o Facebook, e até lives no YouTube e aplicativos como o Zoom.

3 - A importância dos feedbacks (retorno dos atletas)

A tecnologia ajuda o treinador a ter acesso a muitos dados de treinamento do corredores. 

Cada vez mais, os aplicativos e relógios GPS reúnem informações detalhadas de um treino de corrida e, hoje, são essenciais para o treinador prescrever os próximos passos de uma planilha de treinos.  Mas o treinador precisa ir além.

O maior desafio do treinador de corrida a distância é conseguir “sentir o que o atleta está sentindo”.

Por isso, a importância dos feedbacks, que é uma resposta que os corredores devem dar ao treinador a cada treino.

É preciso saber a disposição do atleta antes e depois do treino, índice de esforço e outras percepções sobre aquela atividade.

O melhor é que os feedbacks dos corredores a distância costumam ser muito mais detalhados e superiores aos dos atletas de um treino presencial. Legal, né?

Desta forma, o treinador on-line precisa encontrar o equilíbrio entre a carga de treino e a capacidade do atleta, a fim de evitar possíveis lesões e promover a evolução na performance dos atletas.

Esse é um trabalho complexo que necessita do profissional de educação física um aprimoramento contínuo da sua sensibilidade.

E você? Faz treinamento de corrida online  com uma assessoria esportiva?

Conte-nos a sua experiência nos comentários!

Bons Treinos! 

#Corredor Evoluído

Colaboração:

Luciano Monteiro (Mestre Lu)

Luciano Monteiro (Mestre Lu)

Treinador e fundador da Move Better
(CREF 025217-GSP).

Comments

comments

Deixe seu comentário!

Treine com a Move

Presencial e a Distância

Receba conteúdos exclusivos na sua caixa de e-mais!

plugins premium WordPress