Caiu neste domingo, dia 28 de outubro, o recorde mundial da meia maratona. O feito foi alcançado pelo queniano Abraham Kiptum na Meia Maratona de Valência, na Espanha.
O fundista de 29 anos fechou os 21,097km em 58 minutos e 18 segundos, baixando em cinco segundo o recorde anterior que pertencia desde 2010 ao atleta da Eritréia Zersenay Tadese.
Com esse novo resultado, a cidade espanhola passa ser o berço da meia maratona, já que o recorde feminino da meia também foi conquistado na prova: no ano passado a compatriota Joyciline Jepkosgei cruzou a linha de chegada em 1h 4min 51s.
Joyciline também é recordista nos 10Km, a única mulher a fazer essa distância abaixo de 30 minutos (29min 43s).
Como é a Meia Maratona de Valência?
A Meia Maratona de Valência é uma das principais corridas da Espanha e considerada a melhor do país, segundo a Federação Espanhola de Atletismo.
A edição de 2018 bateu o recorde de inscrições (cerca de 15.500 atletas). Segundo a organização, o resultado se deve ao cuidado com o corredor e à qualidade dos serviços durante o evento.
A prova traz tem um circuito rápido que passa pela região marítima e no belo centro da cidade. O destaque dessa meia é o envolvimento da população local com a prova, que forma mais de 40 pontos de animação e mais de 1 mil voluntários.
A meia de Valência também cumpre um papel social importante doando parte da renda das inscrições para uma fundação que se dedica ao desenvolvimento de programas de Terapia e Educação com animais.