Se você já é corredor ou corredora, apresentar o maratonista queniano Eliud Kipchoge é perda de tempo, não acha?
Mas como sabemos que muitos iniciantes no esporte vão chegar até aqui, vamos trazer alguns feitos incríveis de um homem que é o “o cara” da elite mundial da corrida.
Kipchoge simplesmente reúne resultados impressionantes e que o colocam como um dos maiores nomes da história do atletismo mundial.
Um dos homens a quebrar o recorde Mundial da Maratona
Em setembro de 2022, venceu a Maratona de Berlim (ALE) em 2h01min09s, baixando em 30 segundos seu próprio recorde de 2018, conquistado também na major alemã. Obs.: pace do Kipchoge foi de 2:53 min/Km.
Em 2023, voltou a vencer a Maratona de Berlim, em 2h02min42s, e se tornou recordista de vitórias da prova, com cinco conquistas em território alemão.
Em outubro de 2023, Kipchoge foi batido pelo compatriota Kelvin Kiptum, que venceu a Maratona de Chicago (EUA) em 2h00min35s, e se tornou o homem mais rápido nos 42.195Km.
Infelizmente, em 11 de fevereiro de 2023, Kiptum faleceu prematuramente, aos 24 anos, vítima de um acidente automobilístico, na cidade de Kaptagat, no Quênia.
Kelvin viajava no carro do seu treinador, o ruandês Garvais Hakizaman, que também não resistiu aos ferimentos.
Bicampeão Olímpico
É o segundo atleta na história a ganhar duas medalhas de ouro na Maratona em Jogos Olímpicos: Rio 2016 e Tóquio 2022.
Maratona abaixo de 2 horas
Eliud Kipchoge é o primeiro atleta a correr uma maratona abaixo de 120 minutos. O feito foi realizado em outubro de 2019, em Viena, na Áustria, em um projeto especial de um de seus patrocinadores, o Ineos1:59 Challenge. E ele conseguiu finalizar o percurso em 1h 59min 40s.
Por não ser uma prova oficial e reunir condições especiais e controladas para bater essa marca, o recorde não é reconhecido pela Associação Internacional de Atletismo (IAAF).
Comportamentos e atitudes que inspiram
Mais do que resultados e dos milhões de dólares já recebidos nas vitórias, o queniano também se destaca por outras qualidades, que vão desde práticas de treinamento e de alimentação, até a hábitos comuns do dia a dia.
Ao contrário que muita gente pensa, Kipchoge vive uma vida simples no Quênia, ao lado da esposa e dois filhos.
Quando está em ciclo de treinamento, faz questão de mudar-se para um humilde alojamento com outros atletas, onde divide até as tarefas domésticas do local: faz faxina, cozinha e compartilha treinos e outras experiências.
Eliud Kipchoge também é um leitor voraz e bem eclético. Vai de grandes filósofos, como Aristóteles e Confúcio, à obras de autoajuda e motivação.
Por isso, o queniano também se destaca por sua preparação mental para os desafios. A seguir, reunimos algumas atitudes que servem de inspiração para nossa rotina de corredor!
Separamos também algumas frases de Kipchoge, que resumem sua forma de encarar os desafios do esporte e da vida.
Nenhum humano é limitado. Maratona é vida. Não é sobre pernas, mas sobre coração e mente. Com um coração forte e boa mente, você consegue.
Eliud Kipchoge, maratonista queniano
5 atitudes que movem o maratonista Eliud Kipchoge
1 – Autodisciplina
Esse é o principal “segredo” do sucesso do queniano Eliud Kipchoge. Aliás, ele propõe que a autodisciplina seja um estilo de vida.
Ele compara a autodisciplina à busca por músculos ao fazer academia. Não adianta ser uma visita única nem esporádica, mas sim uma construção dia após dia, “tijolo por tijolo”.
Para o queniano, apenas os disciplinados são realmente livres. Os indisciplinados serão sempre “escravos do seu humor, das suas paixões, das suas vontades passageiras”.
O maratonista cita três benefícios de uma mente autodisciplinada:
1 – Salva os sentimentos (não te deixa refém das emoções);
2 – Te faz voltar ao foco em momentos de instabilidade, de dificuldades;
3 – Traz pensamento positivo.
Autodisciplina começa com você e ninguém mais. É fazer o que é certo, ao invés de fazer o que tem vontade. Não dê desculpas. Quando você decidir fazer alguma coisa, faça, sem desculpas.
Eliud Kipchoge, maratonista queniano
2 – Motivação e Consistência
O maratonista queniano acredita que existe uma relação direta entre a motivação e a consistência.
Consistência é a capacidade de dar continuidade a uma projeto ou a uma ação, independentemente das condições e contratempos.
Aliás, essa é uma qualidade muito importante para quem treina corrida, não é mesmo?
Kipchoge acredita ainda que motivação e disciplina, reunidos, dão condições para chegar à consistência, que é a chave para o crescimento, em qualquer área da vida.
A lei da consistência diz que você deve se motivar. Motivação faz você se mexer. A motivação faz você ir em frente. Se você não é consistente, você não pode ir a lugar nenhum.
Eliud Kipchoge, maratonista queniano
3 – Planejamento e Preparação
Quem já correu uma maratona pelo menos uma vez na vida sabe muito bem da importância do planejamento e da preparação.
Parece até meio óbvio, mas muitos atletas se perdem nesses quesitos e colocam tudo a perder no seu objetivo.
Para Eliud Kipchoge, planejar e se preparar é crucial e crítico e vai muito além da meta de vencer ou de ser bem-sucedido.
Quando você planeja muito bem, o sucesso pode vir em seu caminho. Então, a vitória pode vir em seu caminho.
Eliud Kipchoge, maratonista queniano
4 - Pensamento Positivo e Fé em si mesmo
Pensamento positivo e a acreditar em si mesmo. Para o queniano, é preciso manter a mente no caminho da positividade e acreditar na jornada de treinamento até as prova.
Kipchoge acredita que isso se aplica a qualquer profissão, que o pensamento positivo é “o motorista da sua mente”.
Durante a prova, o maratonista reflete sobre toda sua dedicação aos treinamentos (cerca de cinco meses) e reforça a fé sobre o treinamento e foca a mente na sua melhor performance.
Se sua mente está realmente pensando positivo, então você está no caminho certo. Quando estou na largada, minha mente começa a pensar no que tenho feito nos últimos cinco meses. Eu acredito no meu treinamento
Eliud Kipchoge, maratonista queniano
5 – Sair da Zona de Conforto
Quem treina corrida como eu e você já sabe: correr em busca de novos recordes está longe de ser uma zona de conforto, né?
Sobre esse ponto, o queniano nos provoca a “ficar à vontade fora da zona de conforto”. Uma espécie de resignação necessária diante dos objetivos propostos.
Para ele, aceitar a mudança está entre os principais desafios para “se acostumar” a momentos fora da sua zona de conforto.
“Aceite a mudança… Eu sei que não é realmente confortável adotar a mudança, mas a mudança na vida de um ser humano ou a vida em qualquer profissão é realmente importante. Mas a mudança não pode ser forçada.
Eliud Kipchoge, maratonista queniano
E aí? Curtiu?
Compartilha com a gente nos comentários qual dos hábitos considera mais importante e qual você já aplica no seu dia dia!
Bons treinos!
#CorredorEvoluído